quinta-feira, 28 de novembro de 2013

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICO ESCOLAR - PIPE

O Plano de Intervenção Pedagógica Escolar - PIPE da Escola Marechal Rondon, sendo uma exigência da Secretaria Estadual de Educação - SEDUC - elaborado a partir da análise dos resultados do IDEB e SAERO veio para reforçar a prática pedagógica a fim de melhorar o indíce de aprendizagem e assim estar sempre em busca da Educação de qualidade que tanto se almeja. Várias são as ações do PIPE 2013 que estão sendo desenvolvidas como: Avaliação Diagnóstica, Reforço Escolar, Capacitação de Professores, Formação de hábitos de leitura, Oficinas com alunos que apresentam maiores dificuldades de aprendizagem e a busca de parceria com as famílias.
O objetivo maior da escola é formar cidadãos capazes de compreender o mundo de diferentes formas, para isso é preciso organizar um trabalho educativo vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da co-responsabilidade, da solidariedade e da equidade. E para cumprir com o seu papel, é necessário identificar os pontos fracos e intervir com propostas inovadoras que possam transformar a realidade da escola, e nessa perspectiva, alçar metas a fim de alcançar tais objetivos. Esse projeto que estamos desenvolvendo foi elaborado pela equipe escolar e aprovado por pais e Comissão Pedagógica da CRE/SEDUC. Abaixo fotos de algumas ações que fazem parte do projeto e estão em desenvolvimento.





CONSCIÊNCIA NEGRA

PROJETO "EDUCAÇÃO NÃO TEM COR As pessoas são como as flores, têm cores diferentes" SOCIALIZADO COM A COMUNIDADE

Com o objetivo de refletir ainda mais sobre a questão racial no Brasil a Escola Marechal Rondon socializou ações sistematizadas neste mês de novembro com a comunidade estudantil e sociedade geral. O evento contou com apresentações culturais, homenagens a descendentes negros da sociedade e desfile dos alunos Beleza Negra. Durante todo o mês de novembro atividades pedagógicas foram voltadas ao tema onde os alunos foram levados a refletir a importância da cultura e costumes afrodescendentes em nosso país.Através daLei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressalta a importância da cultura na formação da sociedade brasileira o tema é abordado durante todo o ano de forma transversal, porém é necessário que aconteça esse momento onde a sociedade também seja chamada a refletir sobre nossa história.