quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O Homem Biologicamente Ideal

Será que a Ciência apresentará à humanidade o Homem Perfeito? Um ser capaz de viver e conviver com os seus semelhantes pacifica e harmoniosamente - homem e natureza?

O homem - ser racional – se questiona, desde a antiguidade, sobre a origem e a evolução de sua própria espécie. Ao tomar a si mesmo como um objeto de estudo, busca todos os recursos disponíveis para entender sua própria existência e realidade.  Como ser pensante e capaz de evoluir à medida que se torna um ser cognicente – conforme seus pensamentos e ações – determina seu comportamento em relação à Natureza, da qual faz parte e, em relação aos seus semelhantes.

A Neurociência tem buscado compreender onde esta a sede dos conhecimentos, desejos, motivos e ações que caracterizam cada ser. O cérebro humano – o organismo mais complexo estudado pelo homem – é, segundo a Ciência, o mecanismo vivo que capta e registra todas as  informações e experiência individual humanas.

A antropologia se empenha em estudar o homem como um agente biológico e social na sua totalidade, capaz de influenciar e ser influenciado pelo meio em que vive. É notável que o homem tem desenvolvido um padrão de comportamento superior às demais espécies animais conhecidas – ainda que também sociáveis. Ao viver e conviver em sociedade desenvolveu a capacidade de registrar e transmitir seus conhecimentos às suas gerações sucessivas. A humanidade tem superado suas dificuldades de sobrevivência e dominado o planeta em que vive. Hoje, o espaço sideral é o fascínio da curiosidade humana.

Plotinus, já em seu tempo questionava: “O que sou eu?” e, permanece hoje a sugestão inscrita nos pórticos do Oráculo de Delfos “conhece-te a ti mesmo” – o mistério continua e o homem avança na busca de entender-se a si mesmo.

Que é o homem senão um ser que supera a si mesmo cada dia? Ainda que alguém nos recorde: “um humano, ser humano, pessoa, gente ou homem é um animal membro da espécie de primata bípede Homo sapiens, pertencente ao gênero Homo, família Hominidae” atribuindo uma origem símia à humanidade.  (http://pt.wikipedia.org/wiki/Homo_sapiens).

O surgimento do homem biologicamente ideal tem sido a expectativa da Ciência para muito em breve – natural ou, biologicamente modificado?  O intrigante, todavia, é que não há um modelo que sirva de referência aos cientistas, portanto, divagam em busca de elementos físicos, capacidade, pensamentos e atitudes que seriam a receita para se ´fabricar´ o homem ideal.

Geraldo Gabliel

(Texto parcial de um projeto de aulas na disciplina “Fazer Pedagógico” para a pós-graduação em Metodologia e Didática do Ensino Superior na Farol Faculdade de Rolim de Moura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário